Crescimento tímido, mas esperançoso na indústria brasileira

Saiu esta semana um relatório do IBGE sobre o desempenho da indústria brasileira no ano de 2020. O que os dados revelaram foi que a despeito da crise sanitária causada pela pandemia do COVID-19, o ano apresentou um relativo crescimento se comparado com os anos anteriores.

É fato que o Brasil, nos últimos anos, tem passado por um processo de desindustrialização. Ainda assim, os dados apresentados pelos relatórios anuais mostram que ainda há um certo fôlego no setor.

Os economistas têm discutido bastante a questão da desindustrialização no Brasil. Muitos acreditam que esse é um retrocesso para o processo de desenvolvimento econômico do país. 

Saiba mais sobre desempenho da indústria brasileira

A pauta passou a ser mais discutida ainda mais nos últimos tempos. Isso aconteceu por causa do anúncio da Ford de que estaria encerrando sua atividade industrial no país. 

O assunto é ainda mais preocupante. Isso porque, diante de uma crise pandêmica e com número de desocupados atingindo 14,1% da população (dados do IBGE), aproximadamente cinco mil funcionários perderam seus postos de trabalho. 

indústria brasileira

Esse processo de desaceleração industrial por qual o país passa, que lembra a crise de 2013, desmotiva os investimentos e retrai o crescimento econômico.

Sabe-se que, para que se garanta um crescimento econômico sustentável, é fundamental que haja aumento de produtividade, estoque de capital e investimentos. Sem esses elementos fica muito difícil fazer a máquina econômica girar. 

E o que se via nos gráficos anuais da indústria, desde 2013, é uma queda na linha de crescimento industrial. Portanto não dá para atribuir apenas à crise da COVID-19 uma retração no setor. 

Há crescimento, apesar da crise

Quando se tem em mãos os dados da produção industrial, dá para perceber que o acumulado do ano já era de -1,1% e, em 2020, -4,5%. Isso em relação ao ano de 2019.

Todavia, se tomarmos os dados fornecidos pelo IBGE mês a mês do ano de 2020 observamos uma queda drástica apenas nos meses de março (-9,4%) e abril (-19,5%).

Nos meses que se seguem, esses números negativos não se repetem. Assim sendo, o número da produção de 2020 fica negativo justamente por conta dos dois meses mais nebulosos da pandemia, em que várias indústrias tiveram que se manter fechadas. 

Considerando os dados do ano de 2019 sobre o desempenho industrial nacional, o ano de 2020 mês a mês aponta para um crescimento tímido, mas esperançoso na indústria brasileira. Isso acontece apesar do grande imprevisto que afetou a economia: a crise sanitária. Continue acompanhando as notícias do nosso site!