Dinheiro na mão – Saiba se você tem valores a receber com o Registrato

Valores a receber com o Registrato: Você tem dinheiro sobrando no banco que nem sabia que existiam? Foi lançado o sistema criado pelo Banco Central para coletar informações sobre recebíveis de todas as instituições financeiras brasileiras. Na verdade, esta é a segunda versão da ferramenta. Na primeira, em janeiro, a movimentação foi tão grande que o sistema de assessoria parou de funcionar.

 valores a receber com o Registrato

O site funcionará por tempo indeterminado e, se você tiver sorte, não há prazo para saques. Isso pode ser feito a qualquer momento. O banco central anunciou no ano passado que as instituições financeiras haviam “esquecido” 8 bilhões de reais. Mas é importante saber: neste caso, a maioria das pessoas tem apenas alguns centavos ou dólares.

Valores a receber com o Registrato

De onde vêm esses pagamentos?

Esse dinheiro pode vir de uma conta bancária antiga, de um saldo de uma conta poupança ou até mesmo de um consórcio do qual você faz parte. Confira as diversas situações:

  • Contas correntes ou de poupança com saldos disponíveis;
  • Cobrança indevida de taxas, desde que o banco tenha assinado um compromisso de reembolso com o banco central;
  • Parcelas ou dívidas associadas a operações de crédito cobradas indevidamente, mesmo quando o banco promete reembolsá-las;
  • Participação no capital e distribuição do superávit líquido aos beneficiários e participantes de cooperativas de crédito;
  • Recursos não solicitados de consórcios encerrados.

Como saber se tenho direito aos valores?

A consulta é fácil! Veja a passo a passo abaixo que separamos:

  • Acesse o site valorareceber.bcb.gov.br;
  • Insira seu CPF ou CNPJ para o sistema verificar. Se você tiver recebíveis, será notificado a data em que poderá solicitar um resgate.

Como solicitar resgate de dinheiro

Para conseguir esse dinheiro, você precisa se cadastrar no site Gov.br, portal do governo federal que reúne serviços ao cidadão em um só lugar. Uma dica é verificar se você já possui uma conta Gov.br e seu nível de conta antes da data do resgate. Você só pode exigir um resgate se tiver uma conta de ouro ou prata. Continue lendo e explicaremos como funciona.

Se você já possui uma conta Gov.br, utilize seu login (e-mail/CPF e senha) para entrar no site valorareceber.bcb.gov.br na data do resgate. Se você ainda não é cadastrado no Gov.br, cadastre-se gratuitamente no site ou pelo aplicativo Gov.br no Google Play ou na App Store.

Leia Também:

Jovem Aprendiz Assaí Atacadista – Inscrições Online e Benefícios

Existem três tipos de contas no Gov.br: Ouro, Prata e Bronze. Eles refletem vários graus de confiabilidade das informações do usuário, o que ajuda os governos a evitar fraudes ao acessar os serviços. Dito isso, cada nível mostra como é seguro verificar os dados cadastrais quando alguém cria uma conta no Gov.br. Essa verificação é realizada pelo sistema em diversos bancos de dados governamentais.