PIB brasileiro deve cair 6,51% em 2020 segundo a previsão do mercado

A situação econômica do Brasil segue piorando em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Por essa razão, o mercado financeiro continua fazendo previsões bastante preocupantes a respeito do Produto Interno Bruto do país. Nesta segunda-feira (15), o Banco Central divulgou o seu boletim Focus com a sua nova previsão do PIB brasileiro.

Segundo o mercado, a economia do país despencará 6,51% neste ano. Na semana passada, porém, a estimativa era de que a queda do PIB seria de 6,48%. Há um mês atrás, a situação era bem diferente; isso porque esperava-se uma retração de 5,12%. Vale mencionar que essa é a 18ª semana seguida em que há previsão de queda no PIB brasileiro.

Quanto ao ano que vem, o mercado financeiro continua otimista. Isso porque ele mantém a estimativa de que a economia brasileira cresça 3,5%. Infelizmente, os brasileiros sentirão a mudança no seu bolso, já que o mercado calculou um aumento no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Continue lendo para saber mais sobre os dados do boletim.

PIB brasileiro

Mais informações a respeito do boletim que estima queda do PIB brasileiro

De acordo com o mercado, espera-se que a inflação termine 2020 em 1,60%. Na semana anterior, a previsão era de que o IPCA ficasse em 1,53%. Já com relação ao ano seguinte, estima-se que a inflação seja de 3%. No entanto, na semana passada, a previsão era de que a inflação ficaria em 3,10%.

O mercado também divulgou a sua estimativa com relação à taxa básica de juros. Vale mencionar que, nessa semana, o Comitê de Política (Copom) irá se reunir para definir a Selic para os próximos 45 dias. De acordo com o boletim, a expectativa é de que a taxa tenha uma queda de 0,75 ponto percentual nesse encontro.

Com relação ao fim do ano, o mercado manteve a previsão da Selic para 2,25%. Já para 2021, a estimativa é de que a taxa fique em 3%. Vale mencionar que, na semana passada, esperava-se que a Selic ficaria em 3,5% no ano que vem.

Considerações finais

Tendo dito isso, nós do WR Notícia esperamos ter esclarecido as previsões do mercado financeiro com relação à economia brasileira neste ano e em 2021.

Comente o que você achou sobre o dados relacionados ao PIB brasileiro e ao IPCA. Também nos diga a sua opinião a respeito das estimativas relacionadas à Selic. Por fim, não deixe de acompanhar o nosso site para saber mais informações sobre a situação atual da economia do nosso país!

 

Fonte: InfoMoney