Auxílio emergencial: lote residual é pago hoje.

A Caixa Econômica Federal credita hoje o pagamento do auxílio emergencial para mais de 191 mil pessoas. Desta forma, serão quase R$ 250 milhões de reais pagos pelo governo aos beneficiários que contestaram o bloqueio do pagamento.

auxílio emergencial

Porém, a liberação do pagamento do auxílio só foi possível após a análise das contestações. Além do mais, o Ministério da Cidadania revisou os dados do governo que foram atualizados.

Calendário e forma de pagamento do auxílio emergencial

Diferente do que acontecia, esse pagamento do auxílio emergencial não segue o calendário por mês de nascimento. Isso quer dizer que todos os beneficiados receberão todas as parcelas a quem têm direito de uma só vez.

O valor será creditado automaticamente na poupança social digital da Caixa. Assim, será possível realizar saques e transferências para outros bancos via aplicativo Caixa Tem.

Você pode usar o aplicativo Caixa Tem de duas maneiras:

  • pela internet;
  • através da maquininhas de estabelecimentos comerciais;
  • por meio do cartão de débito virtual;
  • QR Code;
  • No aplicativo, o titular pode realizar pagamentos de boletos e contas, como água e telefone, dentro do aplicativo ou nas casas lotéricas;
  • Também é possível fazer transferências, que são isentas de taxas.

Já para o saque em espécie do auxílio emergencial, é preciso fazer o login no aplicativo Caixa Tem. Antes, é preciso gerar o código de saque. Só após isso, ir à uma lotérica ou agência bancária.

Quem tem direito a nova rodada de pagamento?

O novo grupo beneficiado nessa rodada totaliza 191 mil pessoas. Essas pessoas tiveram seus benefícios suspensos. Por conta disto, contestaram junto a Dataprev. A contestação ocorreu período entre 7 e 16 de novembro e depois entre 13 e 31 de dezembro de 2020.

Também fazem parte deste grupo mais 5 mil beneficiários cujos benefícios foram reavaliados neste mês.

No total das 196 mil pessoas, na segunda 8 mil pessoas receberão a terceira, quarta e quinta parcelas do auxílio emergencial.

Além do mais, outras 40,9 mil pessoas também receberão as últimas parcelas.

Resta ainda, uma terceira faixa composta por aproximadamente 68,1 mil cidadãos, que têm direito à quarta e quinta parcelas.

E, por último, 78,3 mil que vão receber apenas a quinta parcela.

Retomada da economia

Vale lembrar que na terça-feira (26), o Comitê de Política Monetária do Banco Central se posicionou em relação à evolução da pandemia e o fim do auxílio emergencial.

Para o Comitê, os riscos associados à evolução da pandemia e o fim do auxílio emergencial podem ocasionar uma retração ou até reversão da retomada da economia.

Para completar, o Copom declarou que o crescimento econômico é incerto. Isso significa que a manutenção do crescimento econômico permanece acima do normal.

Especialmente, em relação ao primeiro trimestre deste ano. Continue acompanhando outras notícias sobre o auxílio emergencial no site!