Auxílio emergencial: ele vai voltar ou não?

Após muitas discussões e dúvidas, em coletiva no Maranhão, o presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta quinta-feira, dia 11, que o governo voltará a pagar o auxílio emergencial. Segundo ele, o benefício terá duração de 3 a 4 meses.

Após o Congresso e a ala política do seu próprio governo pressioná-lo, ele anunciou a tão esperada prorrogação.

O presidente disse que ainda não sabe o valor exato. Ainda assim, a equipe econômica do governo projeta o valor de R$200. Eles estão pensando nessa quantia, apesar de haver tentativas de aumento pelo Congresso.

Há chance do benefício se estender por mais de 4 meses?

De acordo com os posicionamentos do governo, existe uma remota chance disso acontecer. O presidente reforçou na coletiva, junto com a equipe econômica e seus parlamentares, que há estudos para viabilizar a extensão. Ainda assim, para ele o custo torna essa possibilidade impraticável.

Ele lembrou que o nome do auxílio é “emergencial”. Assim, é uma ajuda que não deve durar para sempre. 

auxílio emergencial

Ainda disse que, “isso representa um endividamento muito grande para o nosso país. E ninguém quer o país quebrado. E sabemos que o que o povo quer é trabalho.”

Bolsonaro falou que, para o governo, hoje o ideal é abrir todos os estabelecimentos. Além disso, para ele, é importante fazer com que todos trabalhem, poupando apenas os idosos e cidadãos com comorbidades. Isso porque o governo os deixaria com o auxílio emergencial por um tempo limitado.

Quem vai ganhar o auxílio

O governo liberará a nova rodada para a metade dos trabalhadores que receberam o auxílio no último ano. Assim, no total, o seu valor custará cerca de R$20 bilhões de reais aos cofres públicos.

Há uma projeção de que os custos do auxílio emergencial fiquem fora do teto de gastos. Por outro lado, a própria equipe econômica defende que o governo compense essa medida depois com medidas de ajuste fiscal.

O ministro da economia, Paulo Guedes, afirmou para os líderes do Congresso que, para existir três parcelas do auxílio, é necessário reformar a versão da atual PEC (Proposta de Emenda Constitucional).

A base do texto da prorrogação do auxílio emergencial está sendo preparada para ser apresentada aos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), e ao novo presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas), que defende a rápida liberação desse auxílio.

Segundo Lira, a situação do país está ficando cada vez mais crítica e a economia precisa se renovar. Continue acompanhando o nosso site! Assim, você poderá saber mais sobre o auxílio emergencial!