A pandemia atual levou o Comitê Nacional de Secretários da Fazenda dos Estados e do Distrito Federal a pedir R$ 15,66 bilhões ao governo. Segundo o Comsefaz, R$ 14 bi seriam utilizados na compensação de perdas causadas pela queda nas receitas. Já os 1,66 bi restantes seriam utilizados no financiamento de recursos para o Sistema Único de Saúde.
A solicitação foi feita ao Ministério da Economia por meio de um ofício. O Comitê pede para que a quantia referente à compensação de perdas seja enviada mensalmente por todo o período de pandemia. Quanto ao repasse do dinheiro relacionado ao SUS, o comitê solicita que ele seja feito por apenas 3 meses.
Mais informações sobre a solicitação dos secretários de Fazenda
Para a Comsefaz, é necessário que o governo ajude a compensar as perdas que foram ocasionadas pela desaceleração da economia. De acordo com o Comitê, a receita dos estados e do distrito federal são “fortemente dependentes da economia real” e, portanto, já foram afetadas pela pandemia do coronavírus.
Com relação à quantia que o Comsefaz solicitou para o SUS, o Comitê afirmou que ela seria divida entre os estados e o distrito federal tendo-se em vista o critério populacional.
Os secretários da Fazenda alegam que esse dinheiro seria utilizado para instalar leitos hospitalares e garantir o seu funcionamento. Além disso, os recursos também seriam direcionados para o custeio de pessoal, logística e também estruturas. Ainda seria necessário ampliar os serviços ambulatoriais.
O Comsefaz declarou que é necessário preparar o SUS a fim de que ele esteja pronto para atender a população brasileira no momento em que a epidemia se agravar. O Comitê fez essa afirmação tendo em vista o comportamento da doença em outros países. Segundo ele, se o dinheiro não for repassado, o país sofrerá um colapso sanitário e econômico.
Considerações finais
Tendo isso em vista, nós do WR Notícia esperamos ter esclarecido as principais informações a respeito da solicitação feita pelo Comsefaz ao governo. Comente o que você achou do pedido do Comitê e nos diga se você acha que ele realmente vem ao encontro das necessidades atuais do país.
Por fim, não deixe de acompanhar o nosso site! Além de te atualizarmos sobre novidades com relação a essa solicitação dos secretários da Fazenda, nós te informaremos sobre os principais acontecimentos relacionados à economia brasileira! Dessa forma, fique atento para não perder nenhuma de nossas publicações!
Fonte: G1