Poupança tem perda de quase 2% em 12 meses

Poupança tem perda: A caderneta de poupança é um investimento de renda fixa, portanto, paga rendimentos aos investidores de acordo com regras pré-definidas. É como uma conta bancária que oferece depósitos, transferências e saques, além do uso de cartões de débito. Em muitos casos, uma caderneta pode ser consolidada em uma conta corrente.

Poupança tem perda

O fato de a poupança ser o investimento financeiro mais comum para os brasileiros tem a ver com várias coisas. Uma das razões para isso é que é fácil de aplicar, prático e desburocratizado. Outro ponto importante é que é uma forma de baixo risco e os retornos são isentos de imposto de renda.

No entanto, o produto tornou-se menos atraente para aqueles que têm uma visão de longo prazo e querem ver mais dinheiro para si mesmos. Após o ajuste pela inflação, a poupança caiu quase 2% na janela de 12 meses encerrada em novembro.

Poupança tem perda: Queda já vinha sendo sentida em meses atrás

Esse é o terceiro mês seguido que a caderneta de poupança termina o período de 12 meses sem ganho real, em cenário de aceleração da inflação. Em outubro, as perdas foram de 1,40% e, em setembro, de 0,46%.

De acordo com a Economatica, a perda de quase 2% da poupança em novembro bate o recorde negativo do mês anterior, que era o pior resultado para a poupança no acumulado em 12 meses desde fevereiro de 2016, quando a rentabilidade ficou negativa em 1,95%.

Novo patamar da Selic ajuda na queda da poupança

A perda de rentabilidade da poupança está diretamente relacionada ao novo patamar das taxas de juros. Com a Selic em 2% ao ano, o índice está na mínima histórica e os ganhos com poupança e outros investimentos em renda fixa se estabilizaram. Pelas regras atuais, o rendimento da poupança é equivalente a 70% da taxa básica.

Logo, passou a render 1,4% ao ano ou 0,12% ao mês. A inflação acelerou nos últimos meses. O último anúncio de foco do banco central revisou a projeção do IPCA para este ano de 3,54% para 4,21%. Em 2019, a poupança não tem ganho real, descontado pelo IPCA para uma perda de 0,05%. A última vez que isso aconteceu foi em 2015.

As chamadas “poupanças antigas”, ou depósitos de poupança a partir de maio de 2012, continuaram a render 6,17% ao ano, mais de três vezes a taxa Selic.

Leia Também:

Cartão de crédito Nubank

Entretanto, mesmo com essa queda da poupança, muitas pessoas acabam achando que essa é a forma mais segura de manter o dinheiro guardado, evitando fazer investimento em outras formas financeiras, acreditando que a por ser mais simples, a poupança garante uma certa segurança que os demais não tem.