As 5 moedas mais caras do Mundo: saiba quais são as principais

Você sabia que existem moedas mais caras do mundo, que valem um bom dinheiro, tanto para colecionadores, como para quem buscar ganhar dinheiro com a troca?

O que tornar uma moeda bastante rara e com alta valor de mercado pode estar ligado a diferentes fatores, como a quantidade da qual ela foi produzida, como o tipo de material ou o ano de lançamento e sua edição especial.

5 moedas mais caras do Mundo

E o Numismata, pessoal que coleciona moedas ou medalhas antigas, sempre está em busca de algo que possa surpreender a sua coleção. E algumas moedas mais caras do mundo se destacam perante outras, o que torna um item cobiçado por colecionadores, seja para completar o seu quadro de coleção, ou revende-las.

Mas, quais seria as 5 moedas mais caras do mundo e porque elas valem mais do que as demais que já estiveram em circulação? É isso que vamos mostrar abaixo.

5 moedas mais caras do mundo

Nesta lista das moedas mais valiosas do mundo, vamos destacar 5 tipos: Dólar do cabelo esvoaçante (Flowing Hair Dollar), Dobrão de Brasher, Águia Dupla (Double Eagle), Dinar de Ouro de Omíada, Águia de Prova (Proof Eagle), Dólar do Cabelo Esvoaçante (Flowing Hair Dollar). Ficou curioso? Separamos abaixo detalhes de cada uma delas:

Dólar do Cabelo Esvoaçante (Flowing Hair Dollar)

A moeda mais rara e valiosa do mundo é a Flowing Hair Dollar, ou Dólar do Cabelo Esvoaçante em tradução livre. Essa moeda foi a primeira de abrangência nacional criada pelos Estados Unidos em 1794, logo após a independência da Inglaterra. Ou seja, trata-se do primeiro exemplar de uma moeda em dólar do país.

Dobrão de Brasher

A Dobrão de Brasher era uma das moedas que circulou nos Estados Unidos antes da criação e oficialização por George Washington do dólar americano. Datada de 1787, a moeda é feita de ouro 22 quilates e pesa cerca de 26 gramas.

Águia Dupla (Double Eagle)

Mais um exemplar que compõe a história dos Estados Unidos, a Águia Dupla (Double Eagle) foi feita de ouro (90%) e cobre (10%). A moeda foi criada em 1933 como parte do plano de recuperação econômica após a crise de 1929, mas nunca chegou a entrar em circulação.

Dinar de Ouro de Omíada

Esta moeda mais cara do mundo pertence à história islâmica, datada do início do século VIII, quando o Califado Omíada se estendia desde o atual Paquistão até a Península Ibérica. Cunhada em ouro, a moeda foi vendida em 2011 por US$ 6 milhões (R$ 33,2 milhões) em um leilão realizado em Londres.

Águia de Prova (Proof Eagle)

Para finalizar a lista das 5 moedas mais caras do mundo, vamos falar da Águia de Prova (Proof Eagle) foi criada em 1834 apesar de ter grafado o ano de 1804. A criação da moeda ocorreu a pedido do então presidente Andrew Jackson como gesto diplomático para presentear autoridades asiáticas. Apenas 64 foram produzidas e somente 3 existem ainda hoje.

Leia Também:

Descubra boas formas de conseguir dinheiro durante essa pandemia

Então, qual dessas moedas mais caras do mundo te chamou mais atenção? Você conhece alguém que coleciona moedas e gostaria de ter alguma dessas em seu acervo?