Coronavírus leva governo a diminuir a projeção do PIB de 2,4% para 2,1%

A economia brasileira continua sentindo os efeitos do surto do coronavírus. Segundo o Ministério da Economia, a epidemia motivou a redução da atividade empresarial do país. Por causa disso, o governo diminuiu a sua projeção do PIB. Se antes ele esperava que o Produto Interno Bruto do Brasil fosse de 2,4%, agora a previsão é de que ele seja de 2,1%.

projeção do PIB

Ainda assim, esse percentual continua otimista. Isso porque analistas do mercado financeiro esperam que a economia brasileira cresça apenas 1,99%. Esse dado foi divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (9). Continue a leitura para saber mais sobre o impacto do coronavírus na economia do nosso país.

Mais informações sobre o impacto do coronavírus na projeção do PIB brasileiro

O governo estimou que o impacto negativo do coronavírus na economia brasileira deverá ser de 0,1 ponto percentual a 0,5 ponto percental. No entanto, de acordo com a previsão, o mais provável é que o valor seja próximo a 0,3 ponto percentual.

Quanto a 2021, o governo também mudou a sua previsão. Se antes havia a expectativa de que a economia brasileira crescesse 3,62% no ano que vem, agora a previsão é de que ela irá avançar apenas 3,12%. No tocante a 2022, 2023 e 2024, a estimativa do governo continua a mesma. Espera-se que a economia cresça 2,5% nesses anos.

Vale mencionar que o governo reconheceu que é possível que os resultados do PIB fiquem abaixo das previsões. No entanto, de acordo com ele, a melhor forma de lidar com os impactos do surto do coronavírus na economia brasileira é continuar as discussões sobre as reformas no Congresso Nacional.

De acordo com Paulo Guedes, esses projetos são importantes para proteger a economia brasileira dos efeitos da epidemia. Tendo isso em vista, ele solicitou aos presidentes da Câmara e do Senado o aceleramento das discussões relacionadas às reformas.

Considerações finais

Tendo dito isso, nós do WR Notícia esperamos ter esclarecido as principais informações a respeito da redução da projeção do PIB. Comente qual é a sua opinião sobre a mudança que o governo fez na sua estimativa. Além disso, nos diga se você esperava que a economia brasileira seria tão afetada pelo coronavírus.

Além disso, continue acompanhando o nosso site para saber mais informações a respeito da projeção do PIB do Brasil. Nós sempre te deixaremos informado sobre os principais assuntos do dia. Assim sendo, fique ligado nas próximas publicações do site.

Fonte: Uol