Mercado de trabalho fraco faz com que o crescimento do consumo de brasileiros diminua

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou, nesta quarta-feira (04), que o consumo de brasileiros teve um crescimento mais baixo no ano passado. Ainda que 2019 tenha sido o 3º ano seguido de avanços, ele também foi o ano de menor crescimento. Mesmo assim, a alta de 1,8% tornou possível o aumento do Produto Interno Bruto do país.

consumo de brasileiros

Vale mencionar que esse não foi o resultado esperado pelo mercado. Havia a expectativa de que fatores como o crédito em expansão e o desbloqueio do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) favorecessem um crescimento mais forte do consumo no país. Para saber o que fez com que essa previsão não se cumprisse de fato, continue a leitura.

O que fez com que o consumo de brasileiros não crescesse muito em 2019

A grande culpada pela desaceleração do crescimento do consumo de brasileiros foi a fragilidade do mercado de trabalho. Muitos brasileiros têm buscado economizar nos últimos tempos. Isso porque eles têm em vista a falta de crescimento da renda do país e também o desemprego.

É importante considerar que o Índice de Confiança Empresarial (ICE) tem distoado do Índice de Confiança dos Consumidores (ICC). Em janeiro deste ano, por exemplo, o otimismo dos empresários foi de 98 pontos. Já o dos consumidores foi consideravelmente menor, atingindo 90,4 pontos.

Vale mencionar também que nem todo o dinheiro do FGTS foi sacado no ano passado. Isso porque, de acordo com os dados divulgados pelo Itaú Unibanco, os brasileiros retiraram apenas 60% do valor disponibilizado pelo governo. Além disso, da quantia que foi sacada, apenas R$ 12 bilhões foram utilizados pela população para fazer compras.

A inflação dos alimentos também foi um fator que contribuiu para o consumo não ter crescido de forma tão vigorosa. Vale lembrar que, no ano passado, o preço das carnes disparou e obrigou os brasileiros a adaptarem a sua dieta.

Considerações finais

Tendo isso em vista, nós do WR Notícia esperamos ter esclarecido por que o crescimento do consumo brasileiro foi menor em 2019. Nos conte se você já esperava essa desaceleração e diga se você realmente fez menos compras no ano passado.

Também não deixe de acompanhar o nosso site para saber as principais notícias relacionadas à economia do nosso país. Além desse texto sobre o consumo de brasileiros, nós temos outras publicações igualmente relevantes.

Fonte: G1