O relatório “Focus” divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira, 17, revelou que as estimativas de inflação e PIB para 2020 estão mais baixas. Elas foram baseadas em uma pesquisa realizada com mais de 100 instituições financeiras. Quanto à inflação, espera-se que ela seja de 3,22%. Esse percentual é inferior ao de 3,25% esperado anteriormente.
Com relação ao Produto Interno Bruto, a expectativa é de que ele avance apenas 2,23%. Antes, os economistas esperavam que o crescimento fosse de 2,30%. Quer saber mais sobre os dados divulgados pelo Banco Central? Então continue a leitura do nosso artigo pois nós esclarecemos as principais informações sobre eles!
Mais informações sobre inflação e PIB de 2020
É importante mencionar que, com a mudança da estimativa dos economistas, a previsão da inflação deste ano caiu pela sétima vez. Além disso, o percentual esperado continua inferior ao centro da meta estipulada para 2020. Isso porque o Conselho Monetário Nacional decidiu que a inflação deveria ficar em 4%.
Ainda assim, a taxa pode ter variação de 1,5 ponto percentual para cima (5,5%) e para baixo (2,5%). Para conseguir alcançar essa meta, o Banco Central pode ampliar ou reduzir a taxa básica de juros. Vale lembrar que, no momento, a Selic está fixada em 4,25% ao ano, uma mínima histórica.
Com relação ao ano que vem, a estimativa dos analistas é de que a inflação seja de 3,75%. Assim sendo, eles não mudaram a sua previsão. É importante mencionar que esse percentual é a meta estipulada pelo CMN, que será cumprida mesmo se houver variação de 1,5 ponto percentual para cima (5,25) ou para baixo (2,25%).
Quanto ao PIB, se a previsão dos economistas a respeito deste ano mudou, a do ano que vem continua inalterada. Assim sendo, os economistas continuam acreditando que o crescimento da economia brasileira em 2021 será de 2,50%.
Considerações finais
Tendo dito isso, nós do WR Notícia esperamos ter esclarecido as principais informações a respeito do que os economistas dizem sobre inflação e PIB deste ano. Comente o que você achou das estimativas deles e se você está satisfeito com o trabalho que o governo e o BC tem feito nesse sentido.
Além disso, também não deixe de acompanhar o nosso site! Além de postarmos atualizações sobre inflação e PIB, nós te deixaremos atualizados sobre outras notícias importantes relacionadas à economia do nosso país e do resto do mundo! Assim sendo, fique ligado nas nossas publicações!
Fonte: G1