Ministério da Economia divulga nova previsão para o PIB de 2020! Saiba qual é!

A economia brasileira não vai nada bem. As medidas de isolamento social, que têm o objetivo de conter a disseminação do novo coronavírus, afetaram muito o desempenho do comércio e da indústria. Tendo isso em vista, o governo divulgou uma nova previsão para o PIB de 2020, que é bastante realista e distoa com a última estimativa que foi anunciada.

PIB

Segundo o Ministério da Economia, que apresentou hoje (13) o relatório de receitas e despesas do orçamento de 2020, a previsão é de que o PIB caia 4,7%. Mas, em março, a estimativa era bem diferente. O governo esperava que a economia iria crescer 0,02% neste ano. Essa estimativa foi feita ainda no começo da crise causada pelo novo coronavírus.

Saiba mais informações relacionados à nova previsão do PIB

De acordo com o governo, o cálculo da nova estimativa foi feito a partir de diversas fontes de dados que indicam o nível de atividade de abril. Além disso, também levou-se em consideração a hipótese de que a quarentena continuará no mês de maio.

A previsão divulgada pelo governo ficou abaixo da estimativa feita pelo mercado financeiro. Na semana passada, os economistas haviam divulgado que o PIB brasileiro iria ter baixa de 4,11% em 2020.

Ainda assim, o governo ainda foi mais otimista do que o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial. Enquanto a primeira instituição estima que o PIB do Brasil irá cair 5,3% neste ano, a segunda prevê que a economia do país irá recuar 5% em 2020.

No tocante aos próximos anos, o governo prevê que o PIB voltará a crescer. Ele estima que, nos anos 2021, 2022 e 2023, a economia brasileira terá alta de 3,2%, 2,6% e 2,5% respectivamente.

Ainda assim, o relatório divulgado hoje afirmou que o endividamento das empresas e do governo nesse período de pandemia fará com que o crescimento da economia brasileira seja reduzido em 2020 e nos próximos anos.

Considerações finais

Tendo dito isso, nós do WR Notícia esperamos ter esclarecido qual foi a previsão do governo com relação ao PIB brasileiro em 2020. Nos diga nos comentários o que você achou da estimativa divulgada pelo Ministério da Economia! Nós estamos curiosos para saber qual a sua opinião sobre esse assunto.

Por fim, nós te convidamos a continuar acompanhando o nosso site para saber mais informações sobre a economia brasileira. Além de te apresentarmos a nova previsão para o PIB de 2020, nós também noticiaremos os principais acontecimentos do dia! Sendo assim, fique ligado nas nossas próximas publicações!

Fonte: G1