644 mil empregos formais foram criados em 2019, o melhor resultado desde 2013

De acordo com os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) nesta sexta-feira, 24, 644 mil empregos formais foram criados em 2019. Vale lembrar que esse número é a diferença entre a quantidade de contratações (16.197.094) e de demissões (15.553.015) que aconteceram no ano.

empregos formais

Também é importante afirmar que esse é o maior número de contratações desde 2013. Naquela época, foram criados 1,117 milhão de empregos formais. Além disso, 2019 foi o segundo ano seguindo em que houve geração de empregos. Quer entender por que isso aconteceu? Então continue lendo o nosso artigo!

Mais detalhes a respeito da geração de empregos formais em 2019

Bruno Dalcomo, secretário de Trabalho do Ministério da Economia, afirmou que a grande geração de empregos em 2019 é sintoma da retomada da economia brasileira. Além disso, ele declarou que ela também é um indício de que os empresários confiam na política econômica do governo.

Ainda de acordo com o secretário, no ano passado, a indústria voltou a reagir depois de anos em que os seus dados estavam negativos. Ele também afirmou que esse setor foi puxado pela construção civil.

Além disso, segundo Dalcomo, o setor industrial fechou vagas de emprego no período entre 2014 e 2017. Já em 2018, ele abriu 2.610 vagas. Ele afirmou que, nessa época, a indústria estava com o desempenho estável. Em 2019, por sua vez, foram criados 18 mil empregos formais nesse setor.

O secretário do Trabalho ainda afirmou ter expectativa de que, em 2020, o Brasil gere aproximadamente 1 milhão de vagas com carteira assinada. De acordo com ele, isso pode acontecer se a economia crescer 3%.

Dalcomo também declarou que a construção civil tem crescido bastante. Com o seu retorno, segundo ele, há a expectativa de que haja mais geração de empregos. O secretário destacou que as classes mais pobres da população tendem a se beneficiar mais nesse sentido.

Ele ainda afirmou que, com o crescimento da demanda interna, os setores do comércio e serviços também passam a criar muitos empregos. Segundo Dalcomo, a melhora das expectativas estimula a geração de mais vagas de trabalho.

Considerações finais

Tendo dito isso, nós do WR Notícia esperamos ter esclarecido por que, em 2019 foram criadas 644 mil empregos formais. Levando em conta os dados que apresentamos, não deixe de comentar se você foi beneficiado com essa conjuntura do país. Além disso, continue acompanhando o nosso site para saber mais informações a respeito da economia do país e do mundo.

Fonte: G1

Artigo anteriorBrasileiro mais pobre levaria 9 gerações para conseguir a renda média do país
Próximo artigoPior nível da Bolsa do Japão em 3 semanas é atingido por causa de surto do coronavírus