Trump assinou primeira fase de acordo comercial com a China sem tirar taxas

Donald Trump assinou a primeira fase do acordo comercial com a China em uma cerimônia que aconteceu nesta quarta-feira, 14, na Casa Branca. Segundo o presidente dos Estados Unidos, o acordo feito pelos dois países trará um intercâmbio “justo e recíproco” entre eles.

Trump

Trump foi amistoso em seu discurso, mas deixou claro que as tarifas impostas aos produtos provenientes da China serão mantidas até o acordo ser totalmente finalizado. Quer saber mais informações sobre o que foi dito na cerimônia? Então continue a leitura do nosso artigo!

O que Trump disse na ocasião em que assinou o acordo comercial com a China

O presidente norte-americano declarou que iria manter as taxas a fim de que tivesse “poder de barganha” até o acordo comercial com a China ser concluído. No entanto, ele deixou claro que iria acabar com elas assim que a segunda fase das negociações acabasse.

É importante mencionar que essa decisão de Trump manterá os US$ 370 bilhões de produtos da China submetidos às taxas impostas pelos Estados Unidos.

Em seu discurso, o presidente norte-americano ainda declarou que o acordo possui “compromissos substanciais e executáveis”. Ainda acrescentou que ele irá fazer uma viagem para a China num “futuro não muito distante”.

As declarações por parte do governo chinês foram feitas pelo vice-primeiro-ministro chinês, Liu He. O representante do país asiático leu uma carta do presidente Xi Jinping. Segundo o governante, o acordo que foi realizado entre os Estados Unidos e a China é positivo para o mundo inteiro.

Além disso, o presidente chinês também afirmou que os dois países possuem condições de “agir com base na igualdade”. Ele ainda declarou que esperava que os Estados Unidos tratassem as empresas chinesas de forma justa.

É importante declarar que, para o acordo acontecer, o governo chinês precisou se comprometer a adquirir outros US$ 200 bilhões de produtos dos Estados Unidos. Essa compra deve ser feita dentro do período de dois anos. Fazendo isso, o déficit americano irá diminuir.

Considerações finais

Tendo dito isso, nós do WR Notícia esperamos ter esclarecido as principais informações sobre a cerimônia em que Trump assinou o acordo comercial com a China. Comente o que você achou das declarações dos presidentes dos dois países. Além disso, não deixe de acompanhar o nosso site para saber mais informações sobre a economia do país e do mundo!

Fonte: Uol