Inscrição no Cadastro Único – Confira o que é necessário

O programa Cadastro Único (CadÚnico) é uma forma de cadastro utilizada pelo governo para saber mais sobre as famílias de baixa renda do país. O governo federal criou o programa, mas as prefeituras executam e atualizam as informações.

Cadastro Único

Ao atualizar seu cadastro no CadÚnico, você pode tentar se cadastrar em diversos outros programas sociais. Cada um tem seu padrão, mas antes de tudo é sempre ter um CadÚnico.

Programas que fazem uso do CadÚnico para ser liberado

A principal vantagem é que ele permite que você se inscreva em outros projetos sociais. Esses programas podem ser de grande ajuda. Aqui estão alguns programas que utilizam o CadÚnico:

  • Programa Auxilio Brasil (antigo Bolsa Família)

O Auxilio Brasil, que substitui o Bolsa Família a partir de novembro de 2021, é um programa de transferência de renda para famílias pobres e extremamente pobres. O programa é administrado pelo Ministério da Cidadania, e a Caixa Econômica é responsável pelo pagamento das famílias selecionadas pelo Ministério da Cidadania.

  • Programa Tarifa Social de Energia Elétrica

A Tarifa Social de Energia Elétrica foi instituída em 2002 para proporcionar descontos aos consumidores da subcategoria habitacional de baixa renda. Esses beneficiários estão isentos da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) e do PROINFA (Esquema de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica).

  • ID Jovem

É um documento que permite que jovens brasileiros entre 15 e 29 anos recebam benefícios pela metade do preço. Através dele você pode participar de artes, cultura, esportes e também viagens gratuitas ou com desconto entre diferentes estados do Brasil.

Quem pode se inscrever?

Se você não tem certeza se está ou não cadastrado, pode verificar no site clicando aqui ou através do aplicativo. Sua família pode se inscrever no Cadastro Único se:

  • Sua renda mensal per capita chega a R$ 522,50 com meio salário;
  • Se a renda familiar mensal não ultrapassar três salários;
  • Se for um sem-abrigo ou família.

Passo a passo para se inscrever no programa

Se você tem interesse e gostaria de se inscrever no programa, é importante saber que não é possível se inscrever pela Internet.

O cadastramento deve ser feito no departamento de sua cidade responsável por um único cadastro, geralmente um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou procurando uma prefeitura. Aqui estão algumas coisas que você precisa saber para se registrar no Cadastro Único:

  • Não é necessário que toda a família compareça ao local. A pessoa só precisa ter pelo menos 16 anos;
  • A pessoa que apresentar os documentos na entrevista será chamada de Chefe da Unidade Familiar (RF) do CadÚnico;
  • O RF deve fornecer, no mínimo, o CPF ou título de eleitor de cada membro da família.

Leia Também:

Jovem Aprendiz Assaí Atacadista – Inscrições Online e Benefícios

No caso da falta de algum documento, é obrigação da prefeitura fazer o cadastro. Porém, o seu cadastro ficará incompleto e assim não poderá tentar os outros programas sociais. Por isso apresente os outros documentos o mais rápido possível.

Aplicativo Meu CadÚnico

Se você já é cadastrado ou tem interesse no Cadastro Único e quer saber mais, é só baixar o aplicativo MeuCadUnico pela App Store ou Play Store. Com ele, você pode:

  • Emitir um certificado de registro;
  • Ter acesso ao NIS de cada membro da família;
  • Saber se há registros pendentes;
  • Ter acesso a outros programas sociais do Ministério do Desenvolvimento Social.