FGTS 2022 – Saiba como funciona o saque aniversário

O FGTS 2022 (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um fundo de garantia instituído pelo governo federal como forma de caderneta de poupança para que haja reserva financeira caso um trabalhador seja demitido por uma empresa sem justa causa.

fgts 2022

A empresa deposita mensalmente nessa conta o equivalente a 8% do salário. Além disso, em alguns casos, o trabalhador pode retirar o dinheiro mesmo que não tenha deixado o emprego.

Como funciona o saque aniversário FGTS 2022 e quem tem direito?

A partir de 2019, os trabalhadores têm duas opções sistêmicas de retirada:

Saques de Aniversário: Em resumo, os trabalhadores têm o direito de sacar uma parte de seu saldo de FGTS a cada ano. Para os demitidos da empresa sem justa causa, eles terão o direito de retirar o valor da multa rescisória.

Saque Rescisão: Quando um trabalhador é demitido pela empresa sem justa causa, ele tem, portanto, direito ao cancelamento total de sua conta do FGTS, além disso, as multas rescisórias são obrigatórias.

Se o trabalhador estiver interessado em uma retirada de aniversário, ele deverá fazer o pedido no momento que achar necessário. Se um trabalhador escolher um saque de aniversário e não escolher até o último dia do mês de seu aniversário, ele passa a receber o valor no mesmo ano. A menos que ele solicite isso após o mês de seu aniversário, ele receberá o saldo no ano seguinte.

Como solicitar o saque-aniversário

Primeiro, para solicitar o saque, é preciso acessar o site oficial do FGTS ou baixar o aplicativo para Android e IOS e fazer login no caixa por lá. A partir de agora você precisará se registrar. Portanto, se você ainda não o fez, faça-o antes de continuar.

Segundo, na página inicial, você encontra a opção de se cadastrar para saques de aniversário, selecione essa opção e insira seu CPF e senha cadastrados.

No próximo passo aparecerá o modo padrão que é Cashout-Rescisão, para alterá-lo basta selecionar “Retirada-Aniversário”.

Em seguida, você precisa selecionar a data em que deseja receber o valor. Entre eles, você pode optar por ser pago no primeiro dia do mês de seu aniversário ou no décimo dia do mês seguinte ao seu aniversário.

Posteriormente, salve a conta, leia os termos e condições para proteger o aplicativo e conclua seu cadastro.

Informações importantes sobre saques de aniversário do FGTS

Separamos algumas informações importantes que você precisa saber sobre o saque aniversário do FGTS antes de fazer o pedido:

  1. Seu FGTS será limitado

Em caso de demissão injustificada, quem optar por sacar anualmente não poderá sacar o saldo total da conta. Ou seja: se você for demitido, não poderá acessar todos os fundos da sua conta como faria normalmente. Nesse caso, os trabalhadores só têm direito a multa de 40% e direitos como aviso prévio, aviso de licença proporcional, etc. O próprio saldo do FGTS continuará sendo sacado em parcelas anuais.

  1. Desistir? Isso não acontece imediatamente

Após a adesão à saída de aniversário, são necessários dois anos para voltar ao modelo anterior (saída total no despedimento).

  1. Existe um período de retirada

As pessoas que optarem por saques de aniversário terão três meses para sacar – o mês de aniversário e dois meses depois. O calendário para os primeiros meses de 2020 é um pouco diferente.

Leia Também:

App para assistir novelas grátis – Veja todos os capítulos quando quiser

  1. Necessidade de solicitar benefícios

Como os saques de aniversário não são obrigatórios, quem quiser participar precisará se inscrever. O prazo para fazer um pedido é o último dia útil de cada mês de aniversário. Se esse período for ultrapassado, os trabalhadores só poderão receber os benefícios a partir de 2021.