Você consegue imaginar quantos veículos foram vendidos em 2019, um ano em que o Brasil ainda estava sofrendo os impactos da crise econômica? Acredite ou não, os números ainda estão na casa dos milhões. No que tange a comercialização de veículos novos e usados, o percentual de compra vem crescendo desde 2016, ano em que sofreu uma queda brusca. Entenda um pouco como funcionou o financiamento de veículos até então!
Antes de falarmos dos números com mais detalhe, não se esqueça que o termo “veículo” não implica somente em carros. Aqui estamos falando tanto sobre o carro convencional quanto sobre as motos e veículos pesados, tais quais os caminhões. Ademais, como já dissemos, a comercialização não diz respeito somente a carros novos, uma vez que muita gente adquire seu veículo de segunda mão.
A alta do financiamento de veículos em 2019: fatores envolvidos
Os dados que discutiremos aqui foram divulgados pela B3, uma empresa que organiza cadastros de pessoas endividadas que possuem restrições financeiras sobre seus veículos. Assim, quando algum veículo é oferecido como garantia em uma operação para adquirir crédito, como empréstimos, ele é contabilizado na base de dados da instituição.
De acordo com a companhia, 6,1 milhões de carros foram financiados em 2019. Isso corresponde a um aumento de praticamente 11,4% quando comparamos o valor bruto com a quantidade de veículos financiados em 2018. Ainda com relação a esses números de financiamento de veículos, é importante ressaltar dois dados interessantes.
Primeiramente, menos da metade desse número total foi de financiamento de veículos novos. Assim, os dados sugerem que o brasileiro comprou mais itens de segunda mão do que 0 km.
Leia Também:
Consumidores negativados já podem ter cartão de crédito com nome sujo
Ademais, quem precisou de mais parcelas para conseguir financiar seu veículo conseguiu um alargamento no prazo. Enquanto em 2018 o comprador tinha cerca de 41 anos e 9 meses para fazer seu financiamento, em 2019 as coisas mudaram. Quem financiou seu carro pôde contar com um prazo aumentado em até 1 ano.
Diante destes dados sobre o financiamento de veículos em 2019, a previsão para o ano de 2020 é positiva. Os rumores de melhora na economia estão se espalhando cada vez mais, bem como a oferta de novos empregos. Nesse contexto, ficará muito mais favorável para o brasileiro adquirir seu veículo, seja ele novo ou usado. Caso queira saber mais sobre a economia, financiamento e carros de modo geral, confira outros artigos nossos!