CNH Digital Gratuita Online – Saiba como emitir a sua

Você está viajando e esqueceu sua carteira de motorista quando estava dirigindo? Pois bem, seu problema está resolvido. Isso porque, o governo federal liberou o uso da CNH Digital em todo o país.

Isso parece inacreditável, porque agora estamos falando de um documento tão sério, onde o motorista precisava ter em mãos para dirigir por todo o país e necessário quando era parado em alguma blitz. Tê-lo em formato digital, pode ajudar em muito.

CNH Digital Gratuita Online – Saiba como emitir a sua
CNH Digital Gratuita Online – Saiba como emitir a sua (Imagem: Internet)

Para facilitar o uso, a CNH Digital está pronta para ser aberta no smartphone e se tornou um documento mais acessível para as pessoas por meio de aplicativos para Android e iOS.

Quem tem acesso a CNH Digital?

Todos os cidadãos oficialmente habilitados ao Detran em seu estado podem possuir o aplicativo e usar suas informações para se cadastrar livremente e utilizá-lo em todo o Brasil.

Para tirar sua carteira de habilitação digital, basta instalar o aplicativo e, se sua CNH foi emitida após 2017, você verá um código QR em sua carteira física.

Então, ao instalar o aplicativo, você pode scanear este código QR e pronto, algumas outras informações serão solicitadas, mas em breve você poderá acessar suas informações.

Como informa o site do Detran, essa versão digital traz uma vantagem muito boa para o motorista, pois a versão digital é mais autoexplicativa, fácil de compartilhar e pode até ser exportada para PDF. Isso facilita, pois pode ser facilmente aberto em qualquer dispositivo móvel.

Outro ponto interessante é que é tão real quanto a versão física, então se a polícia te parar e questionar sua autenticidade, você pode mostrar sua carteira digital. Eles usarão um aplicativo chamado Vio para escanear seu código QR e verificá-lo.

Como se cadastrar na CNH Digital

Primeiro, você precisa baixar o aplicativo do Google play ou da App Store no seu telefone. Depois disso, abra o aplicativo e na primeira tela exibirá algumas informações e solicitará que você digite gov.br. Você será redirecionado para outra página do governo federal, onde inserirá algumas informações pessoais.

Em seguida, você selecionará a opção “Criar sua conta” para prosseguir com seu registro na plataforma. Ao fazer isso, você pode escolher entre as interessantes opções de cadastro que o sistema governamental oferece aos cidadãos.

Uma vez nesta página, selecione a opção Número do CPF. O aplicativo mostrará uma rota com alguns passos a seguir. Então você vai primeiro inserir os dados de registro que serão solicitados, o que é bem básico.

Agora você vai verificar seus dados. Primeiro haverá uma pergunta sobre o seu mês de nascimento. Por mais bobo que isso possa parecer, alguns bots não conseguem passar dessa parte.

Em seguida, selecione seu aniversário e, em seguida, seu ano de nascimento.

Leia Também:

Vagas de emprego Atacadão – Salários, Benefícios e Ticket Refeição

Ao avançar, você entrará na Fase 3 do cadastro onde habilitará o cadastro na CNH digital. Para fazer isso, você deve optar por receber e-mails ou mensagens de texto do governo com uma senha habilitada e confirmando que seu registro é genuíno.

Depois de receber o código, basta inseri-lo no aplicativo e você entrará no estágio 4, onde terá que criar uma senha toda vez que entrar no aplicativo para fazer login. Pronto! Seu cadastro estará completo.