Programa facilita entrada de brasileiros aos Estados Unidos

Já pensou ter a entrada de brasileiros aos Estados Unidos facilitada com a ajuda de um programa criado entre os dois países, intitulado de Global Entry (GE), que vai permitir a entrada rápida no controle do passaporte, no momento da chegada aos Estados Unidos.

 entrada de brasileiros aos Estados Unidos

Isso porque, antes desse programa, os brasileiros, assim como outros cidadãos do mundo, precisavam passar por um fila enorme na chegada aos EUA, o que já causava um certo estresse e apreensão dos viajantes.

Segundo o governo, esse programa tem como prioridade a “entrada migratória dos viajantes que foram aprovados após cumprirem o processo de registro e avaliação prévia, com entrada mais rápida e fácil nos aeroportos dos Estados Unidos, estimulando a economia e a chegada de mais turistas aos EUA.

Conhe̤a mais sobre o programa Global Entry РEntrada de brasileiros aos Estados Unidos

O Global Entry é administrado pela Autoridade de Aduanas e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (CBP, na sigla em inglês). O Brasil tem obtido credibilidade no exterior e esta posição foi uma grande prioridade para o Governo Federal, o que possibilitou a iniciativa. Além disso, o anúncio feito nesta segunda-feira também resulta de esforços entre os governos americano e brasileiro.

A entrada do Brasil na iniciativa norte-americana foi formalizada em novembro de 2019, meses após a viagem oficial do Presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos. Na ocasião, foi assinada, pelos governos brasileiro e americano, uma declaração conjunta contendo os parâmetros gerais do programa, de acordo com o Ministério da Economia.

Em março de 2020, foi assinado o decreto que oficializou que, em sua primeira fase, a iniciativa seria testada com até 20 brasileiros participantes do Fórum de Altos Executivos Brasil-EUA. Como segunda fase, as inscrições para o programa seriam disponibilizadas para um número limitado de pessoas, assim, o sistema informatizado desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) seria testado e aprimorado.

A terceira e última fase da iniciativa é a atual, onde cidadãos brasileiros interessados podem se inscrever no Global Entry e simplificar a passagem pelo controle de passaporte nos Estados Unidos.

Como ter acesso ao programa que vai facilitar a entrada de brasileiros nos EUA

Quem tiver interesse pode realizar a inscrição junto a plataforma do programa pelo link bit.ly/_globalentry.

Neste site, o viajante que estará partindo do Brasil para os EUA terá acesso a todas as informações necessárias e um passo a passo completo de como realizar sua inscrição online.

Nesse cadastro, será necessário preencher todas as informações corretas, como dados pessoais, número do passaporte, além de preencher um questionário social.

Em seguida, será solicitado um pagamento da taxa de inscrição, do cumprimento do processo de registro e avaliação prévia, e só depois os cidadãos interessados passam por análise da CBP. Se tudo estiver OK e aprovado, o viajante terá sua entrada facilitada nos EUA quando chegar ao país em sua viagem de férias ou de negócios.

Entretanto, vale destacar que esse formulário para facilitar a entrada de brasileiros nos EUA não substitui a exigência de visto americano, que continua sendo feito da mesma maneira, pelo site do consulado dos EUA.

Leia Também:

Jovem Aprendiz Assaí Atacadista – Inscrições Online e Benefícios

Ou seja, esse programa entre os dois países proporciona apenas uma maior agilidade na entrada e saída de estrangeiros autorizados, evitando filas de imigração nos aeroportos, que dispõem de quiosques de atendimento automático, eliminando a necessidade de contato com agentes de imigração.